Bem Vindos

Sejam bem vindos ao nosso blog, se gostou indique, se não nos comunique!

Metodologia

Dados referentes a entrevista realizada com Sônia Feitosa, Meteorologista da  Gerência de Meteorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR

(Núcleos Temáticos) Quais os impactos do aumento do nível de radiação solar em Teresina?
(Sônia Feitosa)“Os impactos são muitos, eles se mostram na saúde humana,  na vegetal, na  animal. Há influência na água, no solo , causando a aridez do solo, aumentando a sensação térmica dos indivíduos, pois quanto mais radiação, mais calor irradiado”

(NT) Como são obtidos os dados para se calcular os níveis de radiação solar?
(S.F) “Os aparelhos utilizados são o Radiômetro e o Piranômetro, mas no momento, a estação não está em total funcionamento”.

(NT) O que pode ser feito pela população para se evitar os danos da radiação?
(S.F) “Usar muito protetor solar, evitar a exposição ao Sol no período entre 10:00 e 17:00, ingeris bastante líquido , usar roupas leves e evitar trabalhos que exijam muito esforço físico”

(NT) A SEMAR promove alguma ação de sensibilização a respeito da importância do uso de proteção nas ilhas de calor?
(S.F) “Eu não tenho esta informação, e desconheço a existência de alguma cartilha”

(NT) Quais medidas podem ser adotadas para diminuir a sensação de calor em Teresina?
(S.F) “Eliminar a prática de cortar árvores, e plantar cada vez mais árvores, a especulação imobiliária nos faz perder muitas áreas verdes. Outra medida importante seria verificar os materiais utilizados na construção das residências, há materiais que retém o calor com mais facilidade. As casas aqui de Teresina deveriam ser de madeira, no entanto a preocupação com a segurança nos faz descartar esta possibilidade.”

(NT)Quais os fatores influenciam no aumento da temperatura?
(S.F) “Muita coisa, porque um elemento metereológico não anda por si só, são eles: a baixa latitude, que nos torna diretamente afetados pela incidência dos raios solares, também a altitude, Teresina tem altitude relativamente baixa, de aproximadamente 74m. Além disso, há a vegetação e a maritimidade, quanto mais perto do mar mais úmido e Teresina não apresenta esta característica, há também o relevo e o aumento da urbanização. Em minha dissertação de mestrado eu verifiquei que em Teresina a umidade permanece constante com o aumento da temperatura, ao contrário das demais capitais verificadas, este resultados foram atribuídos pela presença dos rios Parnaíba e Poti”  

(Núcleos Temáticos, Radiação Solar em Teresina; entrevista realizada no dia 01/11/2011)

Mais informações: http://www.semar.pi.gov.br/index.php




        Pesquisa  realizada em Teresina –PI, com 100 pessoa. Sendo 50 homens e 50 mulheres, com intuito de investigar sobre a preocupação dos teresinenses, acerca do uso de protetor solar na cidade, que pelo clima tropical semiúmido requer o uso de tal proteção, a seguir observaremos os resultados obtidos: