![]() |
Dsiponível em: timonoticias.blogspot.com |
O Sol é uma esfera de gases incandescentes em virtude das reações termonucleares que ocorrem em seu interior. Supõe-se que a temperatura aproximada de seu centro seja de 14 000 000º C, enquanto a da superfície - chamada fotosfera - seria de 6.000º C.
O Sol gira em torno de si mesmo, em sentido direto, em torno de um eixo inclinado de 82º45' sobre a eclíptica, com um período de 25,38 dias no equador.
- Elementos naturais do Sol
80% dos átomos do Sol são de hidrogênio e 18% de hélio. Os elementos naturais restantes (58 dos 92 conhecidos na Terra), foram encontrados na proporção de 2%.
Medidas do Sol

Influências do Sol sobre a Terra:
A alternância dos dias, das noites e das estações é a primeira das relações entre o Sol, a Terra e seu clima. Dependemos do Sol para viver, assim como toda a natureza. A energia luminosa proveniente do Sol entra no mundo vivo através da fotossíntese. As algas e plantas captam a energia da luz e a convertem em energia química, que fica armazenada nas moléculas orgânicas. Toda essa energia armazenada nessas algas e plantas serão transportadas para outros animais que a consumirem, formando assim, uma cadeia alimentar.
- Radiação solar e fotossíntese
Mais da metade da radiação solar que atinge a Terra não chega até o solo. Aproximadamente 35% é refletida pelas nuvens e poeira, quase 20% é absorvida pelo vapor d'água e outras moléculas da atmosfera.
Da energia solar que chega efetivamente à superfície, apenas 1 a 2% é aproveitada para a fotossíntese.
![]() | |
Banco de imagem do google |
Na Terra, quase todas as fontes de energia conhecidas e utilizadas pelos homens foram ou são derivadas do Sol. O carvão, o petróleo, e o gás natural, conhecidos como combustíveis fósseis, são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais pré-históricos, que existiram a milhões de anos atrás.
A evaporação de parte da água dos rios, lagos e mares é provocada pela luz do sol. Esse vapor sobe para a atmosfera, reunem-se formando nuvens que se deslocam, condensam e caem como chuva, reabastecendo os rios e lagos que correm para o mar.
- O movimento aparente do sol
O movimento aparente do Sol, para Norte e para Sul do equador, no decorrer do ano, dá origem a que os observadores terrestres verifiquem o seu aparecimento em pontos diferentes do horizonte, o mesmo sucedendo quanto ao caso. Pela mesma razão, o tempo de permanência do Sol acima do horizonte, bem como sua altura máxima ao cruzar o meridiano do lugar, variam de acordo com a época do ano e o local de observação.
O fato de o Sol aparecer de um lado da Terra e depois desaparecer do lado oposto permite-nos ver o Sol descrever o movimento no espaço, de Leste para Oeste, mudando sua posição no decorrer no dia.
Essa idéia durou muitos séculos, porque se pensava que a Terra era o centro do Universo e que todos os astros giravam ao seu redor. Demorou muito tempo para se provar o contrário.

- Os dias e as noites
Você sabe que a Terra está no espaço.
Mas ela não está parada: ela gira em torno do seu próprio eixo.Esse eixo é uma linha imaginária que une o pólo Norte, em extremo, ao pólo Sul, no outro.O movimento da terra em torno do seu eixo chama-se rotação.O movimento de rotação da Terra explica a existência dos dias e das noites. De dia, uma parte dos habitantes da Terra recebe luz solar, porque a parte da superfície da Terra onde vivem está virada para o Sol, mas os habitantes da Terra que estão do outro lado não recebem essa luz. Por exemplo, em Lisboa, às 8 h da manhã é de dia, mas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para Ocidente de Lisboa, no mesmo instante são 3 h da manhã e ainda é de noite. Enquanto uns tomam o pequeno almoço os outros ainda vão a meio do seu sono... A Terra vai girando e, em certos lugares, passa a ser noite quando era dia e, noutros lugares, do outro lado da Terra, passa a ser de dia quando era noite. E isto sem nunca parar!
Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/a-importancia-do-sol.html
O sol e a vitamina D

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_D