Bem Vindos

Sejam bem vindos ao nosso blog, se gostou indique, se não nos comunique!

Proteja-se!!!



Filtros Solares
 
Proteção contra a radiação solar
            Os filtros solares ou protetores solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto. 
  • O que é FPS?
FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA. 

  • O que significa o valor do FPS
A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. 
  • A partir do FPS 15 todos os filtros são iguais?
Não. Esta é uma idéia que foi divulgada de forma errada. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS realmente aumenta pouco o bloqueio destes raios.
No entanto, como explicado acima, usando um filtro solar com FPS 15 a pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha e usando um filtro com FPS 60, levará 60 vezes mais tempo. Se o tempo para a pele ficar vermelha aumenta, significa que protege mais e melhor. 
  • Como devo escolher o FPS do meu filtro solar?
O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, você deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor.
O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas.
Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, sob condições especiais, recomenda-se dar uma margem de segurança, usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 30. 

  • "Oil free"? Hipoalergênico? Entenda seu filtro solar.
A linguagem utilizada nos rótulos dos filtros solares muitas vezes deixa o consumidor confuso na hora da compra. Aprenda abaixo o que significam os termos mais frequentes e escolha aqueles mais indicados ao seu tipo de pele: 

1.Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.

2. Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias. 

3. Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias. 

4. Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas. 

5. Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.


Atenção: filtro solar que protege não deixa queimar









Se você usou o filtro solar e mesmo assim se queimou, ou usou um FPS menor do que deveria, ou não aplicou o filtro da forma correta. Aprenda a usar o filtro solar corretamente clicando aqui.








Fototipos Cutâneos
    # Classificação da pele de acordo com a sua cor 

Fototipos*
 
Descrição
Sensibilidade ao Sol

I - Branca

Queima com facilidade, nunca bronzeia
Muito sensível

II - Branca 

Queima com facilidade, bronzeia muito pouco
Sensível

III - Morena Clara 

Queima moderadamente, bronzeia moderadamente
Normal

IV - Morena Moderada

Queima pouco, bronzeia com facilidade
Normal

V - Morena Escura 

Queima raramente, bronzeia bastante
Pouco sensível

VI - Negra

Nunca queima, totamente pigmentada
Insensível
  * Segundo a Classificação de Fitzpatrick

Dupla dinâmica

PROTETOR X BLOQUEADOR

Tanto os filtros quanto os bloqueadores solares têm a mesma função: evitar que a radiação ultravioleta penetre na pele e cause danos à saúde. 

Os bloqueadores solares refletem a radiação UV e, em geral, apresentam em sua composição óxido de zinco ou dióxido de titânio, eficientes em proteger da radiação UVA e da UVB.
O bloqueador solar, porém, tem duas desvantagens: é opaco, ou seja, não fica transparente ao ser passado na pele, uma característica que muitas pessoas não apreciam. Além disso, bloqueia os poros da pele, o que favorece, por exemplo, o surgimento de espinhas.

Já os filtros solares possuem em sua composição compostos que absorvem a radiação UVA ou UVB e a transformam em luz visível, inofensiva para a pele. Os primeiros filtros solares possuíam capacidade de proteção apenas contra a radiação UVA, mas os produtos mais modernos protegem tanto contra a radiação UVA quanto contra a radiação UVB.


CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE PELE

Para os brasileiros, pele bronzeada é sonônimo de beleza e saúde. No entanto, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) advertem: a exposição ao sol de forma inadeguada pode trazer inúmeros prejuízos à pela, além de ser responsável pelo câncer de maior inidência no Brasil - o de pele.



Mais informações: http://www.sbcd.org.br/

Campanha mobiliza Teresina para a necessidade da prevenção solar